
HISTORIA DO MUAYTHAI
HISTÓRIA DO MUAYTHAI
HISTÓRIA DO MUAYTHAI NA TAILÂNDIA
A história do Muay Thai (Boxe Tailandês) caminha junto com a história do povo tailandês, ambos são entretanto difíceis de descobrir suas origens.
Quando o exército Birmane invadiu e arrasou Ayuddhaya, os arquivos de história tailandesa ficaram perdidos. Com eles, foi também muito da história do começo do Boxe tailandês. O pouco que nós sabemos, vêm das escritas do birmane, visitas européias cambojanas antigas e algumas das crônicas do Reino de Lanna - Chiangmai.
O Boxe tailandês, o qual também é conhecido como Thai Boxing em alguns países como Estados Unidos e Inglaterra, é muito conhecido também como Boxe Tailandês e é uma Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.000 anos de idade. A origem do Boxe tailandês confunde-se com a origem do povo Tailandês. Existem várias versões sobre a origem do Boxe tailandês. A mais aceita pela maioria dos Mestres de Boxe tailandês e também por vários historiadores Tailandeses é a seguinte:
A origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde atualmente é à Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. Do seu local de origem, a China, até o seu destino, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de Senhores da Guerra, de animais, e também foram cometidos de muitas doenças. Para protegerem-se e manterem a saúde, eles criaram um método de luta chamado "Chupasart".
Este método de luta e autodefesa fazia uso de diversas armas como, por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. No treino do "Chupasart", freqüentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do atual Boxe tailandês. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se. No início, o Boxe tailandês era muito parecido com o Kung Fu Chinês. Um fato normal levando-se em conta à origem do povo Tailandês. O antigo Boxe tailandês utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.
Antigamente, assuntos nacionais foram decididos em lutas de Boxe tailandês. O primeiro grande registro sobre o Boxe Tailandês como luta e o também como uma habilidade no campo de batalha, esta na época do Rei Naresuan em 1584, um tempo conhecido como o período de Ayuddhaya. Durante este período, todo soldado treinou Boxe tailandês e deveriam utilizar o método, como o Rei também o fez. Lentamente o Boxe tailandês se mudou para longe de sua raiz o 'Chupasart' e técnicas novas da luta foram evoluindo.
A mudança na arte foi continuada debaixo de outro Rei lutador "Prachao Sua", o Rei Tigre (ou Rei de Tigre). Ele amou Boxe tailandês tanto que ele mesmo lutava freqüentemente mascarado em locais de competição, e normalmente derrubando os campeões locais. Durante o reinado do Rei de Tigre a nação estava à paz.
O Rei, manteve o exército ocupado, ordenou o treinamento em Muay tailandês. O interesse no esporte já era alto, mas agora o valor do Boxe tailandês havia aumentado consideravelmente. O Boxe tailandês se tornou a favorita brincadeira e passatempo das pessoas, exército e o Rei.
Fontes históricas mostram que as pessoas de todos os níveis e em momentos de suas vidas se reuniram para treinar em acampamentos. Ricos, pobres, jovens ou velhos, todos fizeram o treinamento no Boxe tailandês em algum momento da vida. Hoje temos o que podemos chamar de thai boxe, o boxe tailandês ao sistema moderno.
É antiga as competições de lutas. Todas as aldeias organizavam seus prêmios e lutas e tiveram seus campeões. Todos os torneios se tornaram uma competição apostada como também uma competição de orgulho local. A tradição de apostar permaneceu com o esporte e hoje são apostadas somas grandes no resultado das lutas.
O Boxe tailandês sempre foi popular, mas como a maioria dos jogos esportivos, houve momentos em que era mais na moda. No reinado de Rei Rama V, muitos lutadores Muay eram lutadores da guarda real. Estes pugilistas foram recompensados com títulos do exército pelo Rei. Hoje os títulos, como Muen Muay Mee Chue de Chaiya ou Muen Muay Homem Mudh de Lopburi são virtualmente intraduzíveis. Eles querem dizer algo comparável a Especialização na arte de bater. Na ocasião eles foram admirados e respeitados por esses títulos.
O Rama período de V era outra idade dourada do Boxe tailandês. Lutas nos acampamentos eram constantes e valorizadas, o Comando Real recrutou os pugilistas mais talentosos para fazerem parte da guarda do Rei. Os promotores das Lutas começaram a fazer as grandes Lutas que foram dadas grandes prêmios e honra aos seus vencedores. Isto emocionava as pessoas então tanto quanto os torneios principais que hoje se faz em Bangkok em lutas em estádios.
As lutas não eram feitas em ringues como nós conhecemos no Boxe tailandês mais recente, qualquer espaço disponível do tamanho certo era usado, um pátio, um descampado de aldeia. As mudanças que o esporte sofreu foram mudanças radicais inclusive no uso de equipamentos. Por exemplo, lutadores tailandeses sempre usaram os chutes baixos. Um pontapé ou joelhada nos órgãos genitais, para os Lutadores eram um movimento perfeitamente legal até os anos de 1930. Porém nessa época uma proteção foi feita de árvore, coqueiros ou conchas de mar onde envolveram o material com pedaços de pano amarrado entre as pernas e ao redor da cintura. Foi dai que surgiu a coquilha.
Em 1930 vieram as mudanças mais radicais no esporte. Foi então que se introduziu as regras de hoje e regulamentos. Cordas amarradas aos braços e mãos foram abandonadas e luvas passaram a ser utilizadas pelos lutadores. Esta inovação também se deve ao respeito e ao sucesso crescente dos Pugilistas tailandeses no boxe internacional. Junto com a introdução de luvas, vieram classes de peso baseados nas divisões do boxe internacional. Estas e outras inovações, assim como a introdução de cinco rounds, substancialmente alteraram as técnicas de luta que os pugilistas usavam causando assim o desaparecimento de alguns lutadores importantes da época. Antes da introdução de classes de peso, um lutador poderia lutar com qualquer adversário de tamanho e diferença de peso.
Porém, a introdução das classes de peso ajudou os lutadores a lutarem mais emparelhados e uniformemente saindo de cada categoria um campeão.
A maioria dos lutadores tailandeses pertence às classes de peso mais baixas. Setenta por cento de todos os lutadores pertencem à mosca e divisões de pesos pequenos. Há médios e meio-pesados, mas eles não são vistos com freqüência e as categorias mais pesadas raramente lutam.
Os estádios, antes dos ringues atuais, começaram durante o reinado de Rama VII, antes da Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, desapareceram gradualmente, mas cresceram rapidamente de novo logo depois - o Muay tailandês não tinha perdido nada de sua atração. Os pugilistas da parte norte do país uma vez mais estavam na direção da fama e fortuna em Bangkok. A glória poderia ser achada em estádios como Rajdamnern e Lumpinee. Depois, eles passaram a lutar ao vivo pela televisão. O Canal 7 da Tailândia e radiodifusão começaram a mostrar as lutas em cores há mais de 25 anos atrás. Hoje a arte de batalha evoluiu para um esporte popular.
HISTÓRIA DO MUAYTHAI NO MUNDO
O Primeiro país que se têm notícia a sofrer influência do Muay Thai foi o Japão em 1965, através do empresário Osamu Nogushi (Urnamed Thai Combat - Hard Stockman), Nogushi era um empresário de lutas de boxe. E ao promover um torneio na Tailândia, apaixonou-se pelo Muay Thai. Entusiasmado, decidiu tentar torná-lo popular no Japão. Nogushi acreditava que Tadashi Sawamura, um campeão de Karatê, tinha as características necessárias para se tornar um grande campeão de Muay Thai e assim alcançar o objetivo. Onde foi efetuada a primeira adaptação internacional na modalidade, quando os Japoneses implantaram a modalidade com o nome de Japanese Kickboxing.
Posteriormente vários lutadores de Karate Kyokushinkaikan, que é uma modalidade de contato, migraram para o KickBoxing, como por exemplo, Kenji Kurosaki, Toshio Fujiwara , A. Takashi, Yoshiji Soeno, Takashi Azuma, e outros.
Na década de 70 o grande Karateka Holandês Jan Plas foi para o Japão para se aperfeiçoar, quando trava contato com o Mestre Kenji Kurosaki, que já estava totalmente engajado no KickBoxing Japonês e como conseqüência direta, Jan Plas introduz o Muay Thai na Holanda fundando o Mejiro Gym, de onde saíram diversos campeões como Rob Kaman e Andre Manaart. Posteriormente Johan Vos, da Vos Gym, também originário do Kyokushinkaikan, e treinador dos campeões Ernesto Hoost e Ivan Hypolite, abre seu espaço no Muay Thai, desencadeando uma demanda de vários professores para o Muay Thai, como Thom Harinck, que era o Holandês mais graduado da Kyokushinkaikan Européia e estruturou burocraticamente a modalidade na Holanda e fundou a famosa Chakuriki. Prof. Cor Hemmers também tem sua origem no Kyokushinkaikan e no Japanese Kickboxing, porém ele foi buscar aperfeiçoamento direto na fonte, ou seja, na Tailândia, passando pelos campos Sithyodhtong, Muang Surin e Vorapin, sendo reconhecido como o melhor técnico europeu e o único a ter atletas campeões na maioria dos pesos, desde os mais leves até os mais pesados.
Os introdutores na França foram Patrik Brison e Roger Paschy, ambos também com a mesma linhagem do Kyokushinkaikan e KickBoxing Japonês do Mestre Kurosaki. Uma clara influência disso vemos no que é considerado um dos melhores lutadores do K-1 na atualidade, que é o Jerome Lebanner , que é Francês e tem sua origem técnica nessa estrutura. Posteriormente vemos com a imigração Tailandesa , vários mestres e lutadores Tailandeses desembarcarem na França. Dessa forma a França foi despontando e aperfeiçoando o "seu Muay Thai", tanto que na atualidade a França é apontada como o melhor "celeiro" de lutadores de Muay Thai na Europa, perde para a Holanda somente em quantidade de praticantes, pois nos Países Baixos o Thai Boxing é muito popular. Na França é notável e marcante a influência Thai na estrutura técnica atual e principalmente nas regras, sendo o único país europeu a assumir o regulamento Tailandês na íntegra.
No caso da Inglaterra a situação foi atípica, a introdução se deu através do Mestre Sken ,apesar de Tailandês, ele na verdade era dissidente do Taekwondo, ou seja, a sua técnica era um misto de um Taekwondo apuradíssimo , aliado a uma técnica de Boxe e Muay Thai de nível amador, de seu grande amigo Master Toddy.
No período inicial do Muay Thai na Inglaterra viam-se muitos atletas do TKD britânico lutando no Muay Thai, justamente por essa influência do Master Sken, onde é perceptível nesse período uma "plástica diferente" nos eventos da Inglaterra, muito chute alto, saltando, giratórias, uso restrito de joelhadas, pouco clinch e raramente ocorria um nocaute.
Com desentendimentos internos, Mestre Toddy passa a formar seu próprio grupo, pois mesmo com seu Muay Thai somente de nível amador, pelo menos tem uma origem correta e estruturada. Algum tempo após tais fatos, é implantado na Inglaterra a Royal Thai Airlines, que culmina com a vinda e imigração de vários Tailandeses. Já em 1988 o Mestre Yotong Senan funda em Londres a British School Emp Muay Thai, sendo que até 1991, ano em que faleceu, foi um dos principais organizadores do Muay Thai na capital da Inglaterra. Fatores somados, que como conseqüência imediata, tem a melhoria do nível técnico do Muay Thai Britânico, tanto que tiveram um grande campeão mundial, o lutador Ronnie Green que foi o primeiro ocidental a unificar os títulos de KickBoxing e Muaythai.
Em 1930, o Muay Thai entrou pela primeira vez na América do Norte, quando um empresário americano viu este esporte na Tailândia. Naquele momento, estavam sendo introduzidas as primeiras regras modernas no Muaythai. Um empresário americano levou para os EUA dois dos melhores lutadores de Muaythai daquela época esperando ser o primeiro a tirar proveito deste esporte nos Estados Unidos. Estes dois lutadores de Muay Thai foram contratados por um circo e faziam várias sessões de exibição, mas sem sucesso.
Eles acabaram abandonados e sem dinheiro para comprar às passagens de retorno a Tailândia. Um comerciante de maçã de Seattle sentiu pena deles e deixou que eles trabalhassem como vendedores até que eles conseguissem economizar dinheiro para comprar as passagens de volta em um transatlântico.
O Muaythai entrou novamente nos Estados Unidos no começo dos anos 70, quando o mundo inteiro se interessou pelas artes marciais, graças a Bruce Lee. Porém novamente, não foi um bom momento para o Muay Thai e também para os lutadores tailandeses que vieram para a América.
Curiosamente em 1972, um americano resolveu fazer a trajetória inversa e quis aprender e lutar Muay Thai na Tailândia. Dale Kvalheim foi o primeiro americano a conseguir sucesso na terra do Muay Thai. Após treinar por 18 meses tendo como treinador o tailandês Denapad Strithong consegui ser campeão em Chiang Mai.
Nessa época Arjarn Pop, grande campeão do Chomburi, e por mais de 10 anos entre os melhores lutadores da Tailândia, tentou introduzir o Muay Thai nos EUA, porém o momento histórico não era ideal. O Mestre de Taekwondo John Rhee acabava de desenvolver equipamentos de proteção para que as competições de Karate de semi-contato fossem mais soltas e com maior nível de contato, surgindo o FULL CONTACT, que chegou a ser conhecido como Boxe Americano, de tanto que se desenvolveu nos EUA.
Mesmo assim vários mestres Tailandeses imigraram para os EUA e faziam competições entre suas academias, bem a nível informal, mas com um conceito básico, o primor pela técnica do Muay Thai; dentre os vários, podemos citar Mestres Naknakorn, Tong Trithara (sobrinho do mestre Pop que introduziu o Muay Thai oficialmente nos EUA), Puk, Janjuntê, Kyet, Surachai, Master Toddy, e outros.
O Muay Thai é uma luta originaria da Tailândia, também conhecido como Boxe Tailandês ou Thai Boxing. É o esporte nacional da Tailândia. Arte marcial com mais de 2.000 anos de existência criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras e para obter uma boa saúde.
Significado: ARTE MARCIAL TAILANDESA
MU = Marcial
AY = Arte
THAI = Referente ao povo Tailandês
Na Tailândia o Muay Thai também é conhecido “Luta da Liberdade” ou “Arte dos Livres”, pois foi com o Muay Thai que se protegiam dos povos opressores que tentavam conquistar seu território. Então como venceram suas batalhas utilizando as técnicas do Muay Thai conseguiram sua liberdade, por isso vem o nome “Luta da Liberdade”.
CARACTERISTICAS:
É conhecida mundialmente como “A Arte das 08 Armas”, pois se caracteriza pelo uso de: punhos, cotovelos, joelhos e pés, que associada a uma forte preparação física e combinação de movimentos torna o Muaythai a mais eficiente, poderosa e sem duvida a mais dura luta de trocação (contato total) da face da terra.
Todo golpe do Muay Thai tem o objetivo de acabar com a luta (knock out). As combinações de golpes do Muay Thai são certeiras e raramente se pode ver uma luta que chegue ao 5º round, pois geralmente o nocaute vem antes. É uma luta que além de ter os socos devastadores do boxe, tem também os violentos golpes com as canelas e pés, na qual é caracterizada esta luta. É considerada a arte marcial que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos.
O Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e autoconfiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.
O Muay Thai é tão popular na Tailândia quanto o futebol no Brasil, isso faz da Tailândia a maior potencia do esporte do mundo. Além de criadores do Muaythai, os tailandeses também são os maiores lutadores do mundo na sua categoria, até 70 kg em média, isso devido os tailandeses ter uma estrutura física pequena.
TRADIÇÕES DO MUAYTHAI
Há muitas tradições que envolvem o Muay Thai, que certamente nascem da cultura e da crença de seu país. Mais como todas as culturas que envolvem cada país, certamente é algo a ser preservado e admirado.
KHUEN KRU é o ritual de aceitação de um novo aluno pelo professor. Na Tailândia de hoje, muitos acampamentos profissionais já não aderem a esta tradição, mas em escolas das provinciais ele ainda é uma parte essencial e usada até hoje.
A cerimônia envolve o aluno que pretende entrar na escola de Muay Thai, primeiro ele aprende um Wai Kru especial e deve executar para o professor. Desta maneira mostra sua dedicação ao acampamento e seu respeito. Ele vai aprender o Wai Kru, passando o tempo que estuda para aperfeiçoar a dança (Wai Kru), e garantindo que fará um grande oferecimento ao professor. Este oferecimento acontece em três momentos, chamado de Joss, na primeira parte com um pequeno pano branco, na segunda com uma flor branca, e na terceira com uma vela e seis ou nove moedas. E com estes objetos ele realiza o Joss oferecendo a seu professor e a campus (escola).
Após ter feito o oferecimento o estudante fará uma garantia ao professor, que nunca vai pensar ou falar mal sobre o professor ou a escola, ou fazer alguma observação que poderá danificar a reputação dos estudantes, do professor ou da escola. O professor aceitará então o estudante como parte da família da escola, depois colocará um Mongkon na cabeça do aluno, um amuleto sagrado e amarrará o Pra Jer, um outro amuleto sagrado, em torno de seu bíceps esquerdo. O professor conferenciará então uma bênção ao pugilista, dizendo que nenhum dano lhe será causado, que nunca ficará com fome ou sedento. O Mongkon permanece com o professor, quanto o Prajied será dado ao pugilista. A próxima vez que o estudante usará o Mongkon será em sua primeira luta.
WAI KRU é ritual de respeito ao professor realizado antes da luta. Um momento que realmente encanta e deixa todo publico presente em concentração junto com os lutadores. O Wai Kru é realizado momentos antes da luta ter inicio, acompanhado de música, os lutadores realizam movimentos amplos e singelos que seguem o ritmo da música, apresentando toda uma concentração e respeito ao esporte, seus professores e equipes. O ritual da pré luta chamado de Wai Kru , acompanhado por música.
Este ritual/dança é realizado em homenagem ao professor com movimentos em câmera lenta, o lutador de joelhos com o rosto em direção ao seu campo, casa ou lugar de nascimento, cobrindo seus olhos com as luvas diz uma pequena oração enquanto efetua três movimentos, os quais movimentam os braços abertos para frente e para trás.
O Wai Kru é executado sempre antes de cada luta de Muay Thai. Wai Kru significa literalmente a curva ao professor, mas as palavras significam realmente muito mais do que isso. O Wai Kru é uma cerimônia em que o lutador mostra o respeito que tem a seu professor e pais, e faz uma homenagem aos mestres passados.
RAM MUAY é o ritual que vai os espíritos do mal à distância. Após a apresentação do Waikru é iniciado o Ram Muay que serve como um aquecimento e alongamento onde o lutador anda em volta do ringue com uma mão sobre as cordas, com olhar furioso em direção a platéia, mas a sua expressão de fúria significa manter os espíritos do mal a distancia, em cada córner ele para e abaixa a cabeça em direção a corda e bate seu pé varias vezes, enche o córner com sua aura, com o objetivo que nenhum córner ira prover refugio para seu oponente.
Ao final do Wai Kru e do Ram Muay, e antes de remover o mongkon, o professor dirá uma oração mágica ou dará uma bênção sobre a cabeça do pugilista. O Pra Jer permanece em torno do braço do pugilista. O Mongkon, entretanto, não é permitido ser mantido durante as lutas modernas de Muay Thai, mas no passado, o Mongkon permaneceria posicionado sobre a cabeça do pugilista para ser usado para puxar para baixo e assentar-se em torno de sua garganta como forma de ataque.
Durante todo a execução do Wai Kru e Ram Muay, o lutador não pode perder o ritmo do som do assopro do Pi (instrumento musical de assopro – tubulação de Java), do Ching (pratos) e do Glawng Khaek (tambores/bumbos) chamando seu convite para preparar-se para a batalha. A dança com os movimentos rítmicos lentos que destacam sua benevolência e contrapeso, e respira lentamente, através de seu nariz e através de sua boca para acalmar seus nervos e para aumentar para fora o fluxo do oxigênio na circulação sanguínea.
MONGKON é o objeto que é colocado e retirado pelo professor na cabeça do lutador. Antes do Wai Kru, o professor terá que colocar o Mongkon sagrado na cabeça do lutador, que permite através de sua forma, que o público presente consiga distinguir de onde o lutador se origina e quem é seu professor. Pois só o professor pode colocar e retirar o Mongkon na cabeça do lutador.
Formas do Mongkon:
A – Quando girado para cima, o mongkon significa que o lutador é um nativo do sul da Tailândia.
B – Quando está apontando para baixo, significa que o lutador é do norte de Tailândia.
C – Quando é reto, em um ângulo direito à parte posterior da cabeça do atleta, significa que vem das planícies centrais.
PRAJIED é o objeto em tecido torcido que vai aos braços do lutador. Igualmente conhecido como o Kruang Ruang, é uma parte de pano de algodão torcida, tecida ou entrançada com o símbolo mágico incorporado nele. O lutador pode igualmente adicionar seus próprios talismãs, tais como um fecho do cabelo da sua mãe ou uma imagem do Buddha. Os assistentes do ringue colocam coroas de flor em torno do pescoço do lutador, mostrando o respeito que eles têm durante o combate. No passado alguns lutadores teriam seus corpos tatuados com orações mágicas, forma de amedrontar seus adversários, mas hoje em dia é muito difícil de encontrar atletas com tatuagens desta forma, mas o Mongkon e o Pra Jer são comumente usados até hoje.
Hoje, o Mongkon e o Prajied ainda são partes essenciais de preparações pré-lutas. O Muay Thai é diferente de muitas outras artes marciais. O pugilista tailandês demonstra sua gratidão a seus pais e professor executando o Wai Kru antes de cada competição ou ataque. Reconhece que são seus pais que lhe deram a vida e o seu professor que lhe dá o conhecimento, e que sem eles não teria nenhuma existência para ele.
Muay Thai não é somente sobre a luta. É igualmente sobre a aprendizagem de uma habilidade que pode ser usada para se defender, defesa pessoal, para a família, os amigos, e para os que vêm de países rivais são os métodos por que a habilidade e a coragem são testadas. Os atletas tailandeses de Muay Thai têm um standard alto para viver, mas isto é o que faz a um genuíno lutador de Muay Thai, ou o NAK Muay, que é um cavalheiro dentro e fora do anel (ringue).
CARACTERISTICAS:
O Muaythai é conhecido mundialmente como "A Arte das Oito Armas", pois se caracteriza pelo uso de: punhos, cotovelos, joelhos e pés, que associada a uma forte preparação física e combinação de movimentos torna o Muaythai a mais eficiente, poderosa e sem duvida violenta luta de trocação (contato total) da face da terra.
Todo golpe do Muaythai tem o objetivo de acabar com a luta (knock out). As combinações de golpes do Muaythai são certeiras e raramente se pode ver uma luta que chegue ao 5º round, pois geralmente o nocaute vem antes. É uma luta que além de ter os socos devastadores do boxe, tem também os violentos golpes com as canelas e pés, na qual é caracterizada esta luta. É considerada a arte marcial que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O Muaythai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e autoconfiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.
O Muaythai é tão popular na Tailândia quanto o futebol no Brasil, isso faz da Tailândia a maior potencia do esporte do mundo. Além de criadores do Muaythai, os tailandeses também são os maiores lutadores do mundo na sua categoria, até 70 kg em média, isso devido os tailandeses ter uma estrutura física pequena.
TÉCNICAS DO MUAYTHAI
As técnicas básicas do Muay Thai são os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. São usadas também técnicas de clinch e arremesso. O Muay Thai é uma arte de combate de contato total, onde a troca de golpes dos lutadores é constante.
- Socos (Mhad)
- Chutes (Dteh)
- Joelhadas (Khao)
- Cotoveladas (Sok)
- Defesas (Pongkan)
- Clinch (Plam)
CHUTES:
Os chutes circulares e os chutes frontais são os dois chutes mais comuns no Muay Thai. O chute circular do Muaythai foi assimilado por diversas outras artes marciais como, por exemplo, o Kickboxing. O chute circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro.
Os lutadores de MuaytThai são treinados para bater sempre com a canela. A canela é a parte mais forte da perna do lutador. Os pés contem muitos ossos finos e é muito mais propenso a lesões. Um lutador pode acabar se ferindo usando somente o pé como área de impacto.
Os lutadores de Muaythai condicionam cuidadosamente suas canelas em treinos no saco pesado e em sparring também, para melhor resistência e força na hora da luta, os lutadores praticam suas caneladas em superfícies duras, como alguns tailandeses.
JOELHADAS:
No Muaythai são usadas diversos tipos de joelhadas, joelhadas "frontais", joelhadas "laterais", joelhadas voadoras, joelhadas na coxa, joelhadas em clinch, etc.
COTOVELADAS:
O cotovelo pode ser usado em sete maneiras: horizontal, diagonal p/ cima, diagonal p/ baixo, ascendentes, descendente, girando e saltando.
Do lado pode ser usado como um movimento do revestimento ou como uma maneira de cortar o rosto do seu oponente de modo que o sangue possa obstruir sua visão. Essa é a maneira mais comum de se usar o cotovelo. Os cotovelos diagonais são mais rápidos do que os outros, mas são menos poderosos. As cotoveladas ascendentes e no ar são as mais poderosas, mas são mais lentos e mais fáceis de evitar ou obstruir. O cotovelo descendente é usado geralmente quando o oponente abaixa-se.
Há também uma diferença distinta entre uma cotovelada única e uma cotovelada em seqüência. A cotovelada única é um movimento de cotovelo independente de todos os outros movimentos, visto que uma cotovelada em seqüência é a segunda batida do mesmo braço, sendo um gancho primeiramente com uma continuação do cotovelo. Tais cotoveladas, e a maioria das outras cotoveladas, são usadas quando a distância entre lutadores se torna demasiado pequena e há pouco espaço para jogar um gancho na cabeça dos oponentes.
DEFESAS:
A defesa é uma coisa muito importante no Muaythai e são usados os ombros, os braços e as pernas (canela) como um "escudo" para obstruir as técnicas do oponente. Obstruir é um elemento importante no Muaythai e combina-se com o nível de condicionamento do praticante.
Os chutes circulares baixos e circulares médios ao corpo são obstruídos normalmente com a canela. Os golpes na parte superior do corpo são obstruídos geralmente com o antebraço, ou se possível com a canela. Os chutes circulares médios podem também ser segurados, travando o oponente, e assim permitindo um ataque para derrubá-lo, ou jogar o oponente à distância.
CLINCH:
O clinch é aplicado prendendo-se o oponente em torno do pescoço ou em torno do corpo, eles não são separados e a luta continua com troca de joelhadas e cotoveladas. Geralmente em clinch também são usadas diversas técnicas de arremessar o oponente ao chão.
APIDEJ SIT-HIRUN (TAILÂNDIA)
Apidej Sit-Hirun é considerado uma lenda viva na Tailândia. Campeão por muitas vezes em Lumpinee e Rajadamnern, chegou a ser condecorado pelo Rei da Tailândia. Apidej Sit-Hirun foi um dos maiores lutadores da história da Tailândia, tendo um invejável cartel de quase 400 lutas. Destacado por sua técnica e força, principalmente os chutes. Durante muito tempo Apidej foi temido por seus adversários e adorado pela multidão de apaixonados pelo esporte. Tamanha era à força de seus chutes, que os estalos do encontro deles aos seus adversários podiam ser ouvidos nas arquibancadas, em bom e alto som, mais do que isso podiam sentir mesmo de longe a imensa força de seus chutes. Tamanha eram sua força e agressividade, principalmente em seus chutes que seis de seus adversários morreram em combate contra ele. A primeira vez que Apidej foi notado foi em 13 de junho 1961, quando lutou contra Chom Yontrakit no estádio Lumpinee, em Bangkok.
Em outubro deste mesmo ano Apidej encontrou uma das poucas derrotas em sua carreira, em uma luta contra Adul Sri-sothorn e ficou fora do anel dos grandes lutadores por um curto tempo. Logo foi convidado para uma revanche e em grande estilo voltou a vencer. No dia 5 de fevereiro de 1963 no estádio do Lumpinee, Apidej enfrentou Sompong Chareonmuang, um lutador agressivo jamais derrotado. Apidej quebrou o braço de Sompong quando ele tentou bloquear o chute de Apidej, muitos outros lutadores encontraram a mesma angustia ao enfrentá-lo, não conseguiam achar um meio de bloquear os chutes tão poderosos, tanto de esquerda quanto de direita. Tão poderosos eram seus chutes que ao chutar as pernas de seus adversários, elas eram quebradas, de tal forma a fazer com que a platéia presente virar o rosto para não verem tamanha cena de dor em seus adversários.
Muitos estudiosos da época tentaram explicar tamanha força em seus chutes, uns diziam ser proveniente de sua estatura, com mais de 1,85m, outros diziam ser devido à técnica utilizada por Apidej no giro do pé e no encaixe do quadril.
Mas isso não explica tamanho cartel em sua carreira. Vencendo os melhores lutadores em toda sua época, como: Sor Pinijsak e Dao Praguy. Ninguém até hoje pode copiar seu poderoso chute, nem mesmo seu filho treinado por Apidej. Diz à história que seis de seus adversários foram mortos ao lutarem com Apidej. Vivo ainda hoje, Bangkok possui uma estátua de Apidej em sua homenagem, localizada em frente ao Instituto do Muay Thai.
Hoje ensina no acampamento da Fairtex na Tailândia
01
02
03
04
SISTEMA DE GRADUAÇÃO – LBMTT
K H A N
P R A J I E D
GRAU
1º Khan Nueng
Branco
Iniciante
2º Khan Song
Amarelo
Iniciante
3º Khan Sam
Amarelo e Branco
Iniciante
4º Khan Sih
Verde
Iniciante
5º Khan Hah
Verde e Branco
Intermediario
6º Khan Hok
Azul
Intermediário
7º Khan Jed
Azul e Branco
Intermediário
8º Khan Pad
Marron
Avançado
9º Khan Kaoh
Marron e Branco
Avançado
10º Khan Sib
Vermelho
Instrutor em Treinamento
11º Khan Sib Ed
Vermelho e Branco
Instrutor
12º Khan Sib Song
Preto
Professor
(Kru)
13º Khan Sib Sam
Preto e Branco
Professor
14ºKhan
Mestre
(Arjarn)
BANDAGENS:
É obrigatória a utilização de ataduras nas mãos, e opcional nos tornozelos.
O que os juízes devem levar em conta para as pontuações dos rounds:
•
A utilização de técnicas especificas do Muaythai.
•
A efetividade dos golpes.
•
A postura e elegância no ringue.
•
A evasão dos golpes através de esquivas e bloqueios junto com um bom contra-ataque.
•
A utilização dos cotovelos, joelhos, pernas, punhos, clinche e projeções
Números
01 - Nueng
02 - Sorng
03 - Sarm
04 – See
05 - Ha
06 - Hok
07 - Ched
08 - Paed
09 – Kao
10 – Sib
Alguns nomes em Tailandês:
Cotoveladas - Sawk or Sok
Cotovelada reta - Sawk tad
Chute frontal - Teep
Bloqueio - Bang-ou Pomkang
Plexo - Limpee
Cotovelo - Sok
Projeção - Ting
Luvas - Nuam
Queixo - Kagangai
Perna - Kaa
Nariz - Jamook
Chok - Luta
Campo de treino (boxing camp) - Kai Muay
Estádio - Sanam Muay
Pulo - Kradot
Juiz - Gamagan
Lutador - Nak Muay
Luta - Chok
Short do lutador - Gangkeng Muay
Música de luta - Dontree Muay
Socar - Garsawb
Ringue - Weh tee
Cabeça - Hua
Olhos - Dtaa
Estomago - Tong
Punho - Mat
TÉCNICAS
JOT MUAY – BASE DE PERNAS
TOI LOM – BOXE AO VENTO (SOMBRA)
SOM KOO – TREINO DE SPARRING – LUTA
LOH PAO – TREINO DE PAO - APARADORES
TAH YANG – MOVIMENTAÇÃO
TOUW NAM – MOVIMENTAÇÃO PARA FRENTE - MESMA BASE
TOUW TAM – MOVIMENTAÇÃO PARA TRÁS – MESMA BASE
TOUW KWA – MOVIMENTAÇÃO PARA A DIREITA – MESMA BASE
TOUW SAI – MOVIMENTAÇÃO PARA A ESQUERDA
THA YANG SALAB TOUW – MOVIMENTAÇÃO COM PASSO PARA FRENTE E PARA TRÁS
THA YANG PAI KWA – AVAÇO COM ELEVAÇÃO DO JOELHO DIREITO
THA YANG PAI SAI - AVANÇO COM ELEVAÇÃO DO JOELHO ESQUERDO
YAM SAM KUM – A POSTURA DOS TRES PASSOS SAGRADOS INICIO AO RAM MUAY.
PRAJIED – GRADUAÇÃO
KRUANG – AMULETO
MONGKON – ORNAMENTO USADO NA CABEÇA
WAI KRU – WAI= RESPEITO / KRU=PROFESSOR
RAM MUAY – RAM=DANÇA / MUAY= ARTE MARCIAL
NAK MUAY – PRATICANTE DE MUAYTHAI
KAI MUAY – LOCAL DE TREINO DE MUAYTHAI
SAWADEE KRAP – CUMPRIMENTO MASCULINO
SAWADEE KAA – CUMPRIMENTO FEMININO
SAWADEE KRAP OU KAA KRU MUAY – CUMPRIMENTO AO PROFESSOR
SAWADEE KRAP OU KAA ARJARN MUAY – CUMPRIMENTO AO MESTRE
KHUEN KRU – CERIMONIA DE ACEITAÇÃO COMO ALUNO
KROB KRU – CERIMONIA DE ACEITAÇÃO COMO PROFESSOR
GOLPES
DEFESAS
PONGKAN – DEFESA COM A PERNA
TAD MALA – DEFESA COM O COTOVELO E BRAÇO
PRA RAM NAOW SORN – DEFESA CONTRA COTOVELO DE BAIXO PARA CIMA
GOLPES DE MÃO
MHADtTRONG SAY– SOCO MÃO DA FRENTE ESQUERDA
MHAD TRONG KWA – COCO MÃO DE TRÁS DIREITA
MHAD TAWARD – CRUZADO CURTO – AMBAS AS MÃOS
MHAD WEANG – CRUZADO LONGO – AMBAS AS MÃOS
MHAD SUEY – GANCHO PARA CIMA
MHAD PAHSON – COMBINAÇÃO DE MÃOS
MHAD GLAB – GIRO DE MÃO
KRADOT MHAD NUM – SOCO MÃO DA FRENTE PULANDO
KRADOT MHAF TRONG – SOCO MÃO DE TRÁS PULANDO
COTOVELOS
SOK TEE – PONTA DE COTOVELO DE CIMA PARA BAIXO EM 45º
SOK TAD – COTOVELADA LATERAL RETA
SOK NGAD (NAI) - COTOVELADA DE BAIXO PARA CIMA
SOK KATUNG – COTOVELADA DE BAIXO PARA CIMA COM O CORPO VIRADO
SOK CHEANG – COTOVELO SUBINDO 45º
SOK PUNG – COTOVELO LATERAL P/ FORA E P/ BAIXO
SOK GLAB – GIRO DE COTOVELO
SOK SUB – DE CIMA PARA BAIXO
KRADOT SOK SUB – DE CIMA PARA BAIXO PULANDO
KRADOT SOK TEE – EM 45º PULANDO
KRADOT SOK TAD – COTOVELADA LATERAL RETA PULANDO
SOK PAHSON – COMBINAÇÕES DE COTOVELOS
CHUTES
TEEP – EMPURRÃO
TEEP KANG – EMPURRÃO LATERAL
TEEP GLAB LANG KWAG LEAN LUNG – CHUTE GIRANDO COM A FACA DO PÉ
DTEH TRONG – CHUTE FRONTAL
DTEH TAD – CHUTE CIRCULAR
DTEH CHEANG – CHUTE CIRCULAR ALTO
DTEH TAWARD GLAB – CHUTE DUPLO INDO E VOLTANDO
DTEH GLAB LANG CHORAKEH FAD HANG – CHUTE GIRANDO E PUXANDO
KRADOT DTEH – CHUTE PULANDO
TEN KWARD LAN – RASTEIRA
JOELHOS
KHAO – JOELHADA
KHAO TRONG – JOELHADA RETA
KHAO TEE – JOELHADA LATERAL
KHAO BANG NOG (NOI) – CONTRA ATAQUE DE JOELHADA CONTRA JOELHO INVERSO
KHAO BANG NAI – CONTRA ATAQUE DE JOELHO DO MESMO LADO
KHAO NOI - JOELHADA FRONTAL BAIXA NA PERNA
KHAO TAD - JOELHADA CIRCULAR
KHAO KONG – JOELHADA PARA BAIXO
KHAO LA – JOELHADA E CANELADA AO MESMO TEMPO
KHAO LOY – JOELHO PULANDO
CLINCHES
PLAM – CLINCHE
CHAP KHAO TEE KHAO – CLINCHE EM CIMA
LAD EWH TEE KHAO – CLINCHE EM BAIXO
KOD RAD – ARREMEÇO
MON YAN LAK – ESCORAR COM A PERNA OU JOELHO
BATA LOOP PAK – ESCORAR NO ROSTO
Kuen suu weitee – aproximar-se do ringue
Wai kru ram muay – ritual de dança
Pitte tod mong kon – remoção do mongkon
"Sou um depoimento. Clique aqui para me editar e adicionar um texto que conte algo bem legal sobre você e seus serviços. Deixe que seus visitantes avaliem e indiquem você para seus amigos."
Rita Castro, gerente de projeto
"Sou um depoimento. Clique aqui para me editar e adicionar um texto que conte algo bem legal sobre você e seus serviços. Deixe que seus visitantes avaliem e indiquem você para seus amigos."
Rita Castro, gerente de projeto
05
"Sou um depoimento. Clique aqui para me editar e adicionar um texto que conte algo bem legal sobre você e seus serviços. Deixe que seus visitantes avaliem e indiquem você para seus amigos."
Rita Castro, gerente de projeto
06
07
"Sou um depoimento. Clique aqui para me editar e adicionar um texto que conte algo bem legal sobre você e seus serviços. Deixe que seus visitantes avaliem e indiquem você para seus amigos."
Rita Castro, gerente de projeto
"Sou um depoimento. Clique aqui para me editar e adicionar um texto que conte algo bem legal sobre você e seus serviços. Deixe que seus visitantes avaliem e indiquem você para seus amigos."
Rita Castro, gerente de projeto