top of page



Não existe uma maneira absoluta/única de executar uma técnica de Muaythai. Existem diretrizes gerais? Sim. Conceitos de como cada técnica pode causar mais dano. Mas há espaço para pequenas variações. Em regiões diferentes da Tailândia, existem estilos diferentes de executar a mesma técnica.
Como professor, não vou dizer que a forma que faz está errada. Um chute é um chute. Mas posso lhe contar os detalhes que fazem a diferença entre um chute fraco e um forte e poderoso. Um chute que não lhe cause lesões desnecessárias (no joelho, coluna, ombros...), nem lhe esponha a situações perigosas. Geralmente, as diferenças estão nos pequenos detalhes, que as vezes você não presta atenção - um pequeno passo, uma mudança no ângulo em que você balança o braço, a ponta do pé de apoio - que pode melhorar drasticamente seu equilíbrio, permitindo que você gere mais energia, tendo assim, mais potência e mais eficiência na técnica.
Se deve haver uma definição de técnica "correta", é o caminho da menor resistência, o caminho que lhe dá a harmonia ideal de equilíbrio, velocidade e uso da energia. Quando você perde seu eixo de equilíbrio, você perde o controle de todo o seu jogo.
A técnica certa para você pode não ser a técnica certa para outra pessoa. Todos somos fisicamente diferentes, com limitações distintas. Não seja muito duro consigo mesmo em fazer o "certo". Em vez disso, concentre-se em como seu corpo sente. Você perde seu eixo de equilíbrio após cada golpe? Você se sente desengonçado, estranho? A forma como você executa a técnica coloca você em um lugar onde você não pode defender um contra-ataque a tempo? Te causa lesões ou dores que consideram desnecessárias? Busque sempre a altoavaliação e altocorreção ponderada!
Na imagem, alguns detalhes que fazem a diferença na execução da Khao trong (Joelhada reta) e ajusta melhor o corpo, prevenindo lesões.
Evoluir constantemente!
bottom of page